Inspirado no documentário Small Wonders (1995), o longa Música do Coração (Musico f the Heart, EUA, 1999) conta a emocionante história real de Roberta Guaspari (Meryl Streep, que conseguiu sua 12ª indicação ao Oscar), uma violonista e mãe de dois filhos que, após ser abandonada pelo marido, se torna professora em uma escola no East Side Harlem, bairro da periferia dos EUA.

Dirigido por Wes Craven (mais conhecido pela série de terror Pânico), dirigiu Música do Coração com competência, onde Streep, sempre intocável, dá vida a uma mulher cuja principal esperança e prazer na vida era a música.


Feito para emocionar, o filme acompanha Guaspari enfrentando as dificuldades de ensinar alunos de baixa renda na escola comandada pela diretora Janet Williams (Angela Basset, correta no papel). Entre problemas pessoais dos pequenos estudantes, ela ainda tem de enfrentar a desconfiança da mãe de um dos alunos e o invejoso coordenador de música do colégio, Dennis Rausch (interpretado por Josh Pais).

Feito para emocionar e com altas doses de açúcar, Música do Coração traz, ainda, Brian Turner (Aidan Quiinn) como um dos romances que surgem na vida da personagem e a preocupada mãe, Assunta (em ótima performance de Cloris Leachman, vencedora do Oscar em 1972 por seu papel em A Última Sessão de Cinema). A cantora Gloria Estefan também faz uma ponta, como uma das professoras que apoiam a iniciativa de Guaspari em ensinar música aos jovens.


A história de um professor que enfrenta dificuldades ao ensinar a alunos marginalizados não é nova, mas sempre funciona. Tratando com leveza o problema – e mostrando somente a ponta do iceberg – Craven e Streep fazem um trabalho que não decepciona, embora resvale em alguns clichês do gênero.

Porém, a história vai ganhando força a partir do momento que Guaspari vai superando os conflitos com os filhos e vê seu trabalho crescer nos dez anos que se seguem na escola, que lhe fazem superar a traumática separação do marido.


Entregando-se com dedicação à sua grande paixão, Guaspari lutou para passar adiante a arte do violino, esforçando-se para conseguir verbas e dar uma nova perspectiva a alunos que poderiam ser vítimas do crime e das drogas. Com um epílogo emocionante, Música do Coração entrega a história real de uma professora que, mais do que salvar seus alunos, salvou a si mesma.

Anúncios