Renomado diretor de videoclipes musicais, Spike Jonze já havia dado ao cinema algumas obras renomadas como Adaptação (1999), Quero Ser John Malkovich (2002) e Onde Vivem os Monstros (2009) onde, neste último, acumulou as funções de direção e roteirista, adaptando o cultuado livro de Maurice Sendak.

Em 2010, Jonze criou uma parceria com a marca de vodca Absolut para o projeto Estou Aqui. Com histórias filosóficas em suas tramas, seu mais novo projeto atinge um patamar que mistura fantasia e romance, em uma história que, certamente, vai emocionar e impressionar os fãs do diretor.

Contando a história de amor de dois robôs que dividem espaço com os humanos em Los Angeles, o curta metragem de 30 minutos estreou no Festival de Sundance 2010 com murmurinhos e emoção, sendo ovacionado pelo público. Com total liberdade de trabalho, Jonze fez o que melhor sabe fazer: tratou com delicadeza um tema que se tornaria uma comédia de mau gosto pelas mãos de outro artista despreparado.

Sheldon (Andrew Garfield, escolhido como o novo Homem-Aranha do cinema) é um robô tímido, solitário e carismático que conhece Francesca (Sienna Guillory), uma robô animada, que adora curtir a vida, ir a festas, dançar, ouvir música e dirigir seu carro com os amigos. Os dois se conhecem e essa diferença de temperamentos e comportamentos vai fazer nascer um amor puro, delicado e incondicional.

A ideia de divulgação de Jonze, um diretor do circuito mais alternativo até como consequência da temática de seus longas, foi de um marketeiro nato. Estratégia da Absolut, certamente, que criou um hotsite (www.imhere.com) em que internautas poderiam – e ainda podem – assistir a Estou Aqui online. Na sessões virtuais, “as salas lotavam”, ou seja, havia um número limitado de acessos para assistir ao curta. Esse boca a boca entre os internautas foi criando uma expectativa – suprida na maioria, felizmente – pelo público.

Porém, no mundo real, Estou Aqui teve pré-estreia nessa quarta-feira (28) no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, pegando carona na mostra multidimensional ROJO®NOVA, que ocupará o local durante sete semanas.

Com curadoria do artista plástico espanhol David Quiles Guilló, foi criada para a exibição na telona um cenário de luzes interativo e alinhado com o filme, para que espectadores possam vivenciar a experiência reproduzida por Jonze durante as sessões.

Até mesmo uma tela do lado de fora do auditório foi inspirada no filme, com concepção dos artistas Mulheres Barbadas, que mostravam os robôs nas paredes.

Com seres humanos em estrutura de robôs, a concepção de Estou Aqui foi criada pela empresa TBWAChiatDay, produção da MJZ e efeitos visuais da Method Studios, mostrando Sheldon com uma estrutura mais quadrada, em que sua cabeça é uma CPU de computador, enquanto Francesca é mais delicada, tem traços mais femininos. Uma coisa, entretanto, é comum aos dois: a forte expressão dos olhos.

A Pixar e a Disney já haviam conseguido esse trunfo com a fabulosa animação Wall-e (2008) ao dar vida aos olhos do solitário e adorável robô vencedor do Oscar e Globo de Ouro de Melhor Animação em 2009. Até mesmo o diretor água-com-açúcar Chris Columbus e seu O Homem Bicentenário (1999), cuja estrutura robótica se baseou no ator Robin Williams utilizou a técnica.

A trilha sonora de Estou Aqui é um espetáculo à parte, intimista e apoiada na bela canção da japonesa Aska Matsumiya, There Are Many of Us, neste curta que trata do amor passível a todos.

Até mesmo a cena em que os robôs “fazem amor” é carregada de poesia em uma momento que poderia ser reduzido a uma estranheza sem tamanho. Mas Jonze passa por cima disso e insere um diálogo em que Sheldon e Francesca falam sobre a capacidade dos robôs de sonharem.

Com detalhes que poderiam passar despercebidos (como quando Sheldon, dentro da biblioteca, observa um avião passar, desejando a liberdade), Jonze se atenta a tudo isso e vai além. E nos identificamos: passamos a olhá-los como se fossem humanos, pois o amor faz parte de cada um de nós.

 

Publicado, originalmente, no Portal Terra: http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4596329-EI1176,00-Curta+sobre+historia+de+amor+entre+robos+estreia+em+SP.html

Anúncios