Dirigido por Eytan Fox, Delicada Relação (Yossi and Jagger, em inglês) é baseado em uma história real sobre o amor de dois militares israelenses em uma base militar localizada na fronteira do Líbano.

O filme conta o relacionamento de Yossi (Ohad Knoller), um militar de alta patente que tem um caso de amor secreto com seu subordinado Lior ‘Jagger’ Amichai (Yehuda Levi, ótimo). A história, que antecede uma grande emboscada que será realizada, mostra o dia a dia desse grupo, que tenta sobreviver em meio ao iminente confronto.

Y&Jhead_02

O norte-americano Eytan Fox mudou-se para Israel aos dois anos de idade e conhece bem esse conflito étnico religioso que perpetua na região há décadas. Dirigido de forma sincera e sem rodeios, Delicada Relação estreou em 2002 e apresenta este ambiente opressor e homofóbico, que faz com que os dois militares tenham de manter seu amor em absoluto sigilo.

O contraste dos personagens também cria uma tensão adicional: enquanto Yossi é mais recluso, sério, possui uma rudez pelo medo de ser descoberto, Jagger é mais sensível, romântico, está disposto a enfrentar o preconceito e assumir o amor que sentem. Isso só muda de figura quando estão sozinhos naquele espaço, cercado de neve e isolado do resto do mundo.

yossi-jagger

Com um estilo documental, recheado de câmeras tremidas e movimentos bruscos, Delicada Relação ganha forças, ainda, com sua fotografia interessante, permeada pelo uso de cores opacas como branco, cinza, verde e preto. Além disso, a trilha intimista e os closes nos detalhes (olhares, sorrisos, gestos) dão o ar poético de uma história de amor em meio a uma guerra que é real em sua atualidade.

Alternando entre o humor leve e o drama, o diretor optou em contar a história de outros personagens, seus sonhos e o dia-a-dia enfrentado naquela espécie de confinamento. Na base militar eles dançam, riem, conversam, cantam e que é intensificado com a chegada de duas mulheres: Goldie (Hani Furstenberg) e Yaeli (Aya Steinovitz). A primeira, que quer aproveitar seu tempo ali da melhor forma possível contrasta com o lado mais contido da bela Yaeli, que está apaixonada por Jagger e vai despertar o interesse de outro militar, Ophir (Assi Cohen).

yossi

Com um roteiro bem amarrado, Delicada Relação é uma história de amor bem contada, com certos momentos de pura poesia. A dupla protagonista exprime verdade e empatia com seu espectador, especialmente pela sensibilidade e doçura de Yehuda Levi, que cria em Jagger um personagem emocionante.

O final, trágico, deixa no espectador um vazio que um certo filme de Ang Lee deixou em nós sobre o amor interrompido de dois caubóis. Lembram?

Anúncios