Na ensolarada Califórnia, muros pichados, skatistas e surfistas dividem espaço com a bela paisagem natural da cidade. Na área mais pobre mora o jovem Zach (Trevor Wright), que se dedica a trabalhar em um restaurante e a cuidar do sobrinho Cody (Jackson Wurth).

A irmã Jeanne (Tina Holmes) passa as noites bebendo, namorando e nem se importa com o filho, enquanto o pai de ambos vive em casa depois de um acidente. Entre um passeio de skate e uma ida à praia, Zach tenta se acertar com sua namorada de longos anos, Tori (Katie Walder) e se diverte com seu melhor amigo, Gabe (Ross Thomas).

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaawright

De repente, tudo muda quando o irmão gay de Gabe, Shaun (Brad Rowe), que mora em Los Angeles, volta para a cidade e se reaproxima de Zach.

Primeiro longa metragem do roteirista e diretor Jonah Markowitz, De repente, Califórnia (Shelter, que significa “abrigo” no original), foi eleito pelo público como Melhor Filme no Festival Mix Brasil 2007 e chega com grande atraso ao Brasil.

141.x600.gay.reeling1.open

Sensível e despretensioso, a história desenrola o romance gay entre Shaun e (o até então heterossexual) Zach, usando na medida certa os clichês de costume do tema.

Artista frustrado, Zach deixou tudo para trás e leva o que restou da família nas costas após a morte da mãe. Passa seu tempo desenhando, enquanto suporta as irresponsabilidades da irmã, mas a chegada de Shaun vai mudar isso, que vê nele um artista talentoso e preso a um universo que o sufoca.

Os dois se apaixonam, mas Zach terá de lidar com a novidade de descobrir-se homossexual, além de lidar com o preconceito da irmã e resolver sua situação com Tori, que já sente um esfriamento na relação há algum tempo.

Zach, então, se vê diante dos conflitos internos (e externos) de assumir-se gay e, mais ainda, estar apaixonado pelo irmão mais velho do melhor amigo.

1shelter0404

Dirigido de forma didática, De repente, Califórnia tem bons achados, como a fotografia, que abusa das imagens litorâneas e a trilha sonora pop, com rock e algumas canções românticas que, com certeza, vão agradar aos fãs de romance.
Previsível e otimista, não deixa de ser um ótimo programa. Merece ser conferido.

Anúncios